Dominium analisa troca de ministros ao Valor Econômico

Blindagem do agro e diálogo fortaleceram politicamente Tereza Cristina

Brasília, 01/04/2022

Em reportagem ao Valor Econômico sobre as recentes mudanças ministeriais do governo do Presidente Jair Bolsonaro, a Dominium fez análise sobre as habilidades que fortaleceram Tereza Cristina durante e depois da gestão da ministra à frente da pasta da Agricultura. O Diretor da Dominium e Doutor em Ciências Políticas, Leandro Gabiati, avaliou que o conhecimento sobre o funcionamento do Congresso e a boa articulação política fizeram de Tereza Cristina a ministra mais bem-avaliada do governo entre parlamentares. 

“A blindagem ao agronegócio e a sintonia com o setor também contribuíram para os resultados”, disse Gabiati ao repórter Rafael Walendorff. 

A capacidade de dialogar e buscar consensos também deu notoriedade no governo à ex-ministra que transmitiu nesta quinta-feira (31) o cargo para o deputado federal, médico e produtor rural, Marcos Montes Cordeiro (PSD). Segundo o veículo de comunicação, o cacife político conquistado habilitou Tereza Cristina a ser, inclusive, cotada a vice de Bolsonaro na chapa para tentativa de reeleição. 

“Ao ingressar no Progressistas, ela apresentou as credenciais para concorrer ao Senado por Mato Grosso do Sul e tentar aumentar a base governista no Salão Azul”. 

A avaliação é que politicamente a ex-ministra sai do Ministério da Agricultura muito maior do que entrou. 

A Lei de Inelegibilidade (Lei Complementar nº 64/1990) obriga que autoridades do Executivo deixem o cargo no prazo de até seis meses antes de concorrerem às eleições gerais. 10 ministros deixaram seus cargos nesta quinta-feira (31). 

Confira a reportagem completa no Valor Econômico: http://glo.bo/3uHnezr

Fale
Conosco

[caldera_form id="CF617f16b84d6c3"]
©2021 Dominium