Dominium analisa processo eleitoral ao Brasil de Fato

Pesquisas reforçam polarização e consolidação do voto no DF

Brasília, 21/06/2022

As pesquisas eleitorais no Distrito Federal reforçam a polarização entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e revelam a consolidação do voto dos eleitores na capital do país. A análise, feita ao site de notícias Brasil de Fato, pelo diretor da Dominium, Leandro Gabiati, reforça a polarização entre Lula e Bolsonaro.

 “Na pesquisa espontânea, temos números muito parecidos com a estimulada, o que normalmente não ocorre. Isso sinaliza que boa parte do eleitorado, cerca de 60% a 70%, tem seu voto praticamente decidido”, disse Gabiati ao repórter Pedro Rafael Vilela. 

A análise foi feita com base na última pesquisa espontânea do Instituto Opinião Pública, encomendada pelo Correio Braziliense, indicando empate técnico entre Lula e Bolsonaro. De acordo com o levantamento, Lula aparece com 33,9% e Bolsonaro com 32,8%. Na mesma pesquisa, que considera a opinião do eleitor sem a indicação de uma lista de candidatos, Ciro Gomes (PDT) é citado por 3,4%, Simone Tebet (MDB) por 1,1% e Sergio Moro (União), apesar de não ser pré-candidato à presidência, é lembrado por 0,9% dos eleitores. 

“Há pouca margem para que um candidato alternativo à Lula e Bolsonaro consiga força eleitoral para competir pela vitória. Claro que pesquisa é uma fotografia do momento, mas mostra um cenário de consolidação do voto”, explicou. 

Acesse a análise completa no site do Brasil de Fato: https://bit.ly/3OreEO1

©2021 Dominium