Dominium debate cenário político com setor da construção civil

Maior interesse dos eleitores por política deve resultar em eleições mais disputadas

Brasília, 22/06/2022

A Dominium se reuniu nesta terça-feira (21), em Brasília, com representantes da construção civil para debater o cenário político e eleitoral do Brasil e do Distrito Federal. O diretor-presidente da consultoria de relações governamentais e de public affairs, Marcelo Moraes, citou, com base na mais recente pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), que quase 70% dos eleitores têm demonstrado mais interesse nas eleições. Segundo Moraes, com as desistências de pré-candidaturas à presidência, como as do ex-governador João Dória (PSDB) e do ex-juiz e ex-ministro Sérgio Moro (União Brasil), as chances para o pleito presidencial ser decidido no primeiro turno aumentam. “A polarização entre Lula e Bolsonaro ficou ainda maior, faltando menos de dois meses para o início da propaganda eleitoral, o que diminui a capacidade de crescimento de candidatos da chamada terceira via”, disse.

Para a analista da Dominium, Raissa Bonfim, que também participou do debate no Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon), mesmo com as indefinições de candidatura nos níveis regionais, como é o caso do Distrito Federal, as campanhas políticas deste ano serão bastante difíceis para a conquista do voto do eleitor. “O atual momento econômico exigirá dos candidatos mais dedicação e suor para conquistar o apoio da população, além disso, com a reforma eleitoral de 2021, a briga interna nos partidos para garantir o máximo de recursos dos fundos partidário e eleitoral, vai dificultar bastante a formação das candidaturas”, explicou a cientista política.

O Índice de Confiança da Construção (ICST), medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), recuou 1,4 ponto de abril para maio deste ano. Na escala de zero a 200 pontos do ICST, o indicador está em 96,3 pontos, devido a piora da percepção dos empresários sobre a atual situação dos negócios.

Fale
Conosco

©2021 Dominium