Dominium analisa ao Poder 360 efeito de celebridades nas eleições

Apoio de famosos tem impacto mais simbólico

Brasília, 19/07/2022

A Dominium analisou para o Poder 360 o efeito do posicionamento político de celebridades na eleição de pré-candidatos no Brasil. Na avaliação do diretor da Dominium, Leandro Gabiati, o impacto do apoio dos famosos está relacionado a uma questão de simbolismo. Na percepção do doutor em ciência política, mesmo contribuindo para a formação de opinião do eleitorado e ajuda na mobilização, famosos não têm poder para definir uma eleição. 

“Simbolicamente, o apoio dos artistas terá um impacto importante nas redes sociais. É lógico que os políticos vão tentar explorar o apoio que eles têm de figuras populares”. Na percepção de Gabiati é preciso considerar o dia a dia das pessoas, principalmente no tocante a questões econômicas, como inflação, emprego e poder de compra. “O eleitor pode eventualmente escutar o famoso A ou B, mas o voto é muito racional e se decide principalmente pela empatia com o candidato, principalmente quando se trata de uma eleição presidencial”, disse aos jornalistas Patrícia Nadir e Houldine Nascimento. 

Celebridades como Anitta e Ronaldinho Gaúcho já declararam apoio aos pré-candidatos Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro, respectivamente. Os dois candidatos estão entre os mais conhecidos na disputa presidencial e na liderança das pesquisas.

A reportagem completa sobre os efeitos políticos do apoio de famosos pode ser acessada aqui: https://bit.ly/3B2adoU

Fale
Conosco

©2021 Dominium