Partidos iniciam convenções partidárias para oficializar candidaturas

Ciro, Lula, Bolsonaro e Janones oficializam candidatura até o fim de semana

Brasília, 21/07/2022

Os partidos iniciaram as convenções partidárias nesta quarta-feira (20) para oficializar os nomes dos candidatos para as eleições gerais de 2022. O primeiro a oficializar a candidatura à Presidência da República foi Ciro Gomes (PDT), em Brasília. O vice da chapa deve ser definido até o próximo dia 5 de agosto.  

“Gomes teve dificuldade para construir uma candidatura orientada ao centro ideológico, estratégia que poderia tê-lo ajudado a crescer nas pesquisas com o voto dos moderados”, disse o diretor da Dominium, Leandro Gabiati. Segundo o doutor em ciência política, sem coligações para a eleição majoritária, o isolamento do PDT prejudicará Ciro no tempo de rádio e televisão disponível durante a campanha e na ausência de palanques fortes em praticamente todos os estados brasileiros. 

Até o fim de semana, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também oficializa no dia 21 sua candidatura, em São Paulo, seguido por André Janones (Avante), no dia 23, em Belo Horizonte. O  presidente Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, confirmará o projeto de reeleição no Rio de Janeiro, no domingo (24).  

Os partidos podem oficializar suas candidaturas até o dia 5 de agosto, tendo prazo até o dia 15 do mesmo mês para registrar os candidatos perante a Justiça Eleitoral. A campanha começa no dia seguinte, 16 de agosto.

Fale
Conosco

©2021 Dominium