Análise da Dominium sobre cenário político no DF é destaque na TV Record

Até agosto, desempenho das candidatas e possíveis chapas serão testadas pelo PL

Brasília, 04/07/2022

A análise da Dominium sobre o cenário político no Distrito Federal, sobretudo em relação às eleições para Senado Federal e governo distrital, foi destaque na TV Record. Em entrevista ao jornalista Guilherme Portanova, o diretor da consultoria, Leando Gabiati, explicou que até agosto, quando terminam as convenções partidárias, o Partido Liberal (PL), partido do presidente Jair Bolsonaro, deve construir chapas e alianças políticas no Distrito Federal focadas no voto feminino.

“Nesse período entre a janela partidária e as convenções todo mundo coloca, por assim dizer, os carros na pista. Para fazer testes, para ver como vão as pesquisas, para ver se há maior desempenho ou não”, disse Gabiati. De acordo com o doutor em ciência política, as negociações do PL devem focar no fortalecimento de chapas com mulheres para conquistar o voto feminino.

De acordo com a pesquisa Metrópoles/Ideia, divulgada em 22 de junho, os três primeiros colocados estão tecnicamente empatados para disputa à única vaga no Senado Federal. A deputada federal Flávia Arruda (PL) tem 19% das intenções de voto, enquanto o senador José Antônio Reguffe (União Brasil) é lembrado por 16,4% dos eleitores, seguido da ex-ministra Damares Alves (Republicanos), com 14% das intenções de voto.

Já o governador Ibaneis Rocha (MDB) lidera todos os cenários na disputa ao governo do Distrito Federal, segundo levantamento da Real Time Big Data, encomendado pela Record TV. Na pesquisa espontânea, o atual chefe do Executivo local teve 12% das intenções de voto, seguido pelo senador José Reguffe (Podemos), com 3%. Flávia Arruda (PL) aparece, nesta pesquisa, com 2%. Outros nomes somaram 3%. Brancos e nulos totalizaram 21%. O percentual de entrevistados que não sabe ou não respondeu foi de 59%.

Acompanhe a análise completa da Dominium que foi ao ar na TV Record: https://bit.ly/3R8KVuR