Aproximação de Meirelles e Alckmin com Lula é simbólica

Avaliação da Dominium ao Correio Braziliense aponta que estratégia visa a passar mensagem de moderação econômica e fiscal

Brasília, 22/09/2022

A Dominium, consultoria de relações governamentais e de public affairs, foi consultada pelo Correio Braziliense sobre a aliança política do ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles (União Brasil), com o candidado à presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em entrevista ao jornalista Vinícius Dória, o diretor da Dominium, Leandro Gabiati, afirmou que essa aproximação tem o mesmo objetivo da feita com o ex-governador de São Paulo e vice-presidente na chapa petista, Geraldo Alckmin (PSB). Meirelles e Alckmin podem, na avaliação de Gabiati, ser a “ponte ideal entre os atores econômicos em um eventual governo Lula”. E, se for confirmado na equipe ministerial, o ex-presidente do BC “pode passar a ser âncora econômica e fiscal, referência de um governo ponderado e moderado quanto a medidas econômicas”, afirmou ao jornal.

De acordo com o doutor em ciência política, o apoio que Lula recebeu de oito ex-presidenciáveis “muito provavelmente não lhe acrescentará uma quantidade considerável de votos”, mas “simbolicamente, é muito importante para o presidente, porque sinaliza que seu projeto político vai além do PT, vai além da esquerda”.

Confira a íntegra da entrevista da Dominium ao Correio Braziliense: https://bit.ly/3UvI6We