Câmara instala 26 comissões com discursos pró sustentabilidade

Líderes de demais grupos temáticos devem ser anunciados na próxima semana

Brasília, 16/03/2023

As instalações de 26 comissões temáticas na Câmara dos Deputados foram marcadas por discursos parlamentares pró sustentabilidade, como a mediação de conflitos entre os setores públicos e privados. A maioria das comissões estratégicas foram conquistadas pelo PT, como a de Constituição e Justiça (CCJC) e de Finanças e Tributação (CFT).

“Os principais assuntos, porém, continuarão a ser definidos em Plenário, com Lira mantendo o controle político do processo decisório”, disse o diretor da Dominium, Leandro Gabiati, sobre a influência do presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) nos debates parlamentares. De acordo com o cientista político, a necessidade do Palácio do Planalto construir uma base sólida permanece pendente.

O governo federal, na avaliação de Gabiati, continuará tendo como principal desafio político a articulação de uma coalizão mais sólida, com partidos de centro e centro-direita, para apoios tanto no plenário da Câmara quanto nas comissões permanentes.

As demais quatro comissões temáticas devem ser instaladas na próxima quarta-feira (22).