Camex altera composição do Conselho Estratégico e modifica quórum para deliberações
FrenCOMEX pretende monitorar decisões da nova estrutura
Agência Dominium | Brasília, 11/05/2023
Comandada pela secretária executiva, Marcela Carvalho, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) alterou de unânime para maioria simples o quórum para as aprovações do Conselho Estratégico do órgão. “Além das alterações do quórum, o Ministério de Desenvolvimento Agrário integrará e passará ter voto nas discussões do grupo. E as instituições do comércio exterior, como BNDES e APEX, poderão acompanhar como ouvintes as reuniões que envolverão as orientações e estratégias sobre acordos e convênio relativos ao comércio”, explicou a analista da Dominium Consultoria, Isabelle Machado, com base nos decretos 11.521 e 11.524, publicados na edição desta quinta-feira (11) do Diário Oficial da União (DOU).
Órgãos do Executivo, como Casa Civil, Fazenda, Relações Exteriores, Desenvolvimento, Planejamento e Orçamento, Agricultura e Pecuária, Minas e Energia, Defesa e Receita já fazem parte do Conselho da Camex.
Reforçando o compromisso do Executivo em incentivar as relações internacionais, a Frente Parlamentar Mista sobre Comércio Internacional e Investimento (FrenCOMEX) foi lançada nesta quarta (10), em Brasília, no Palácio do Itamaraty. O grupo será presidido pelo dep. Da Vitória (PP-ES) com a missão de estimular o debate no Congresso Nacional, interlocução da cadeia produtiva, debates sobre desenvolvimento de políticas públicas no setor do comércio internacional no Brasil; investimentos e acordos comerciais, especialmente a finalização de negociações internacionais, como o Acordo Mercosul-União Europeia.