Comissões permanentes da Câmara Federal definem novos presidentes
União Brasil e PT são os partidos com mais influência nos grupos temáticos
Brasília, 27/04/2022
As comissões permanentes da Câmara Federal definiram nesta quarta-feira (27) os nomes dos novos presidentes. Dos 25 grupos temáticos, 23 escolheram os presidentes que irão comandar os trabalhos parlamentares nesses grupos especiais. As comissões de Viação e Transporte (CVT) e de Desenvolvimento Urbano (CDU) aguardam as indicações do MDB.
“Na Câmara, a maior força estará com União Brasil, que controlará quatro comissões. O segundo maior poder de influência na Câmara ficará por conta do PT, maior partido de oposição ao governo, comandando três colegiados”, explicou a analista da Dominium Isabelle Machado. Segundo a especialista, os meses de maio e junho deverão ser de intensa atividade legislativa, antes das convenções partidárias e início das campanhas eleitorais.
“Ainda que eleitoral, com um ano politicamente truncando pelas campanhas, os presidentes das comissões temáticas são atores estratégicos no processo legislativo, ao controlar o ritmo de trabalho e as agendas dos colegiados”, afirmou.
Os trabalhos legislativos se intensificarão nas próximas semanas até o final de junho. No período eleitoral, entre julho e outubro, deverão ser realizados esforços concentrados mensais para votação de medidas provisórias e matérias por acordo político.
Baixe o documento para conhecer os novos presidentes das comissões: https://bit.ly/36VnBhQ