Congresso dá início à CPMI dos atos de 8 de janeiro

Apesar do clima de polarização, investigações não devem interferir no avanço da agenda econômica

Agência Dominium | Brasília, 26/04/2023

O requerimento de criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre os atos de 8 de janeiro foi lido na primeira sessão do ano do Congresso Nacional, consumando o ato de criação do colegiado. As indicações dos nomes para compor o grupo já podem ser feitas por senadores e deputados para poder avançar na instalação da Comissão, o que deve acontecer entre a primeira e a segunda semana de maio.

Na avaliação do diretor da Dominium Consultoria, Leandro Gabiati, obrigatoriamente o governo terá que se articular para poder ter uma maioria própria e assim conduzir as investigações. “O Planalto deverá trabalhar, logicamente, para nomear aliados na presidência e na relatoria, cargos estratégicos dentro de qualquer comissão”, disse.

Segundo Gabiati, o funcionamento da CPMI gerará um desgaste político para o governo, pois o Executivo terá que dedicar parte de sua energia e articulação num ambiente polarizado que será foco diário da mídia, tendo desdobramentos também nas redes sociais. Essa situação, entretanto, não deve gerar uma paralisia decisória em outros âmbitos do Legislativo, podendo avançar na aprovação das novas regras fiscais, por exemplo.

©2021 Dominium