Convenções partidárias terminam no próximo dia 5 de agosto

Destaque desta semana é formalização da candidatura de Simone Tebet pelo MDB

Brasília, 27/07/2022

Vários pré-candidatos oficializam suas candidaturas à Presidência da República nesta semana, antes do encerramento das convenções partidárias, previsto para 5 de agosto. A senadora Simone Tebet (MDB) deve confirmar a candidatura na quarta (27). No próximo sábado (30) serão oficializadas em São Paulo as candidaturas do empresário e cientista político Luiz Felipe d’Avila (Novo), a professora Sofia Manzano (PCB) e o coach e influenciador Pablo Marçal (PROS), em Brasília. No último dia 24, o técnico em eletrônica e manutenção de máquinas, Leonardo Péricles (UP), também confirmou sua candidatura em Natal.

Na avaliação do diretor da Dominium, Leandro Gabiati, apesar da diversidade de candidatos para as eleições gerais no Brasil em 2021, a marcada polarização entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente Jair Bolsonaro vem definindo a disputa. “O início formal da campanha, com o início da propaganda eleitoral, abre uma nova etapa no processo, sempre com poder para alterar o quadro político anterior. Todavia, a consolidação do voto refletida pelas pesquisas a favor dos candidatos do PT e do PL, indica que a polarização tende a permanecer dominando o cenário político até o primeiro turno”, disse o cientista político.

No próximo domingo (31), devem oficializar suas candidaturas a sindicalista Vera Lúcia (PSTU) em São Paulo e José Maria Eymael, em local a definir. O empresário Luciano Bivar (União) pode confirmar a candidatura no último dia das convenções partidárias.