Deputados elegem vice e secretarias da mesa diretora da Câmara

Lincon Portela, Odair Cunha e Geovana de Sá são os novos nomes

Brasília, 25/05/2022

Os deputados federais elegeram nesta quarta (25) novos integrantes da Mesa Diretora da Câmara. De 406 votos registrados no painel eletrônico, 232 foram para Lincon Portela (PL-MG), o novo 1° vice-presidente. Além de redigir pareceres sobre projetos de resolução, cabe ao vice substituir o presidente da Câmara nas sessões. Portela passa a substituir o deputado federal Marcelo Ramos (PSD-AM), destituído do cargo por migrar do PL para o PSD.

“Na linha sucessória da mesa diretora é uma posição importante, de prestígio, porque permite as substituições eventuais a Arthur Lira. Vale lembrar que o antecessor Marcelo Ramos passou a ser um dos principais opositores de Bolsonaro na Câmara. O novo nome indica um alinhamento maior de Lira com o Planalto”, disse o analista sênior da Dominium, Gustavo Bernard. Segundo o especialista, a pré-candidatura de Ramos para comandar a Câmara no biênio 2023-2024 também pesou na decisão de Lira sobre a troca da vice-presidência da mesa.

Para a segunda secretaria, assume o deputado Odair Cunha (PT-MG), eleito por 325 votos. A terceira secretaria passa a ser ocupada por Geovania de Sá (PSDB-SC), com 380 votos. As duas secretarias estavam ocupadas pelas parlamentares Marília Arraes (Solidariedade-PE) e Rose Modesto (União Brasil-MS), respectivamente. A função das secretarias é coordenar tarefas administrativas, como correspondências oficiais, petições e representações.

Fale
Conosco

[caldera_form id="CF617f16b84d6c3"]