Dominium analisa 100 dias de governo Lula e traça perspectivas

Sem domínio do Congresso e capital político limitado margem para erros do Executivo diminui

Brasília, 11/04/2023

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá que operar mudanças ao longo das próximas semanas para poder encerrar o semestre com um cenário político diferente do atual. A avaliação é do diretor da Dominium Consultoria, Leandro Gabiati. Segundo o doutor em ciência política, não há margem para erros a partir dos 100 dias de governo. “Sem dominínio do Congresso e com um capital político limitado, o tempo político é muito curto e joga contra o presidente da República”, disse.

Nessa semana, antes de embarcar com comitiva brasileira para a China, o presidente Lula reuniu seus ministros, cobrou ações das diferentes pastas e alinhou o discurso da Esplanada para uma perspectiva de superação dos atuais desafios do governo.

“Uma mudança na dinâmica política atual na Esplanada só poderá acontecer se o presidente fizer ajustes, incluindo a forma de exercício do poder dentro do Planalto”, explicou Gabiati. De acordo com o cientista político, Lula assumiu o poder em condição particular, vencendo a disputa eleitoral por margem estreita, com um Brasil polarizado.

©2021 Dominium