Dominium analisa à AFP chances de reeleição de Bolsonaro

Avaliação considera diminuição da diferença de pontos entre o presidente e Lula nas últimas pesquisas

Brasília, 16/09/2022

A Dominium, consultoria de relações governamentais e institucionais e de public affairs, analisou à Agence France-Presse (AFP) as chances de reeleição do presidente Jair Bolsonaro. Em entrevista ao jornalista Louis Genot, o diretor da consultoria, Leandro Gabiati, avaliou a diferença entre os dois candidatos mais bem pontuados nas pesquisas do Brasil. Na percepção do doutor em ciência política, Bolsonaro conseguiu, com as medidas aprovadas pelo Congresso, melhorar a percepção do ambiente econômico, principal desafio do candidato do PL. 

“Embora a inflação da cesta básica se mantenha elevada, houve uma série de notícias positivas em relação ao poder aquisitivo dos brasileiros. Com o auxílio emergencial de 600 reais, são mais de 20 milhões de famílias impactadas”, disse Gabiati. 

Segundo Gabiati, o tema das críticas às urnas e aos ministros do STF saíram do mapa, atraindo o eleitor moderado, que não gosta do discurso muito radical do presidente e as mobilizações do 7 de setembro ampliaram a visibilidade de Bolsonaro. “Foi o dia inteiro com Bolsonaro na tela dos canais de informação. Não importa tanto se foram um milhão ou 100 mil pessoas, o que importa é a imagem, a foto, com Bolsonaro falando a uma Esplanada que aparentava estar cheia”, disse. Sobre as críticas por ter se apropriado da festa nacional e o impacto que essa imagem tem, Bolsonaro se beneficiou muito mais, na avaliação do cientista político. 

Acesse a íntegra da entrevista à AFP, replicada em diversos idiomas e veículos do Brasil e internacionais: https://bit.ly/3doCJrl

©2021 Dominium