Dominium analisa à CNN Brasil tendências do Congresso pós-eleições

Partidos maiores e mais tradicionais terão mais influência a partir de 2023

Brasília, 03/10/2022

A Dominium analisou à CNN Brasil as tendências do Congresso Nacional pós período eleitoral. Na avaliação do diretor da Dominium, Leandro Gabiati, os candidatos mais conhecidos, com trajetória política mais consolidada, tendem a se manter no poder. Em entrevista às jornalistas Luciana Amaral e Gabrielle Varela, o doutor em ciência política afirmou que o momento permite oportunidade para as figuras políticas vinculadas a partidos mais tradicionais como MDB, PSD, PT, PP e PL, ao contrário de 2018, em que houve forte renovação no Congresso.

“Em 2018 foi uma eleição muito especial, com espírito de mudança muito grande, e deu espaço a diversos candidatos novos, que pouca gente conhecia. Por exemplo, militares e membros da polícia militar, que eventualmente vieram por partidos menores, e que ganharam um espaço. Esse fenômeno não se repete nesta eleição,” disse Gabiati à CNN Brasil.

Segundo Gabiati, a nova configuração partidária do parlamento tende ao centro direita. Confira a análise completa feita à CNN Brasil antes do resultado do primeiro turno: https://bit.ly/3SUerEw