Dominium analisa à DirecTV News efeitos políticos da volta de Bolsonaro ao Brasil
Oposição pode impulsionar influência de outros políticos
Agência Dominium | Brasília, 31/03/2022
Entrevistado pelo Jornal de notícias da emissora Direct TV News Argentina e América Latina, o diretor da Dominium, Leandro Gabiati, explicou os efeitos do regresso do ex-presidente Jair Bolsonaro ao país. Ao ser questionado sobre a possibilidade do então ocupante do Planalto ser considerado inelegivel pela Justiça Eleitoral Brasileira, Gabiati falou sobre os 57 milhões de votos que o candidato recebeu no segundo turno. “Essa possibilidade está na mesa, mas não é nada confirmado ou possível” disse Gabiati.
O doutor em ciência política afirmou a série de erros que Bolsonaro cometeu após derrota nas eleições. A primeira questão foi a de não se comunicar bem com o eleitorado e ter viajado por quase 90 dias aos Estados Unidos no final de dezembro de 2022. “Quando se há uma lacuna de poder, esse vazio será ocupado por alguém. Hoje diversos governadores de direita se posicionam para as eleições de 2026”.
Perguntado pela entrevistadora sobre as jóias, Leandro Gabiati fala juridicamente sobre o fato em questão. Analisa que o impacto das jóias não é tão grande, seria considerado um crime de peculato, uma vez que presentes de alto valor recebidos de outros países são de propriedade do estado brasileiro. Todavia, o impacto político é maior, uma vez que o ex-presidente teria um discurso de moral e ética. “A contradição acaba sendo um desgaste usado pela oposição”, pontua o cientista político.
Por fim, ao ser perguntado sobre a elegibilidade de Jair nas próximas eleições, devido aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, Gabiati completa que o então presidente se colocou numa questão complicada com as instituições do governo ao questionar o resultado das urnas. Porém, para seu partido, Partido Liberal (PL), Bolsonaro pode impulsionar a eleição de diversos deputados e outros membros de cargos majoritários. “Para o PL, Bolsonaro é uma figura relevante e com grande poder político” completa Gabiati.