Dominium analisa à imprensa perspectivas da economia brasileira

Sustentabilidade macroeconômica dependerá de próximos passos na política

Agência Dominium | Brasília, 26/06/2023

A Dominium Consultoria, especializada em relações institucionais e governamentais e public affairs, analisou ao jornal Gazeta do Povo a atual conjuntura econômica do país e os desdobramentos políticos em relação a temas como arcabouço fiscal, reforma tributária, juros e inflação.

Segundo o analista sênior da Dominium Consultoria, Gustavo Bernard, o resultado sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, que cresceu, no primeiro trimestre de 2023, 1,9% e 4,0%, em relação ao mesmo trimestre de 2022, devem ser celebrados pela equipe econômica e alinhados politicamente.

“Felizmente a música da economia ainda está descolada dos sons na política, mas essas músicas vão precisar se harmonizar”, disse o analista comparando os movimentos econômicos e políticos do Brasil a uma orquestra. Segundo o especialista, a sustentabilidade dos indicadores macroeconômicos, como juros, inflação, vão depender de arranjos mais elaborados na política, especialmente entre o Executivo e o Legislativo, na definição e aprovação dos rumos orçamentários e tributários.

“Os sinais da China ainda não estão no ritmo esperado, mas inflação e crescimento doméstico podem continuar surpreendendo positivamente”, disse Bernard ao jornalista Silvio Ribas comparando o crescimento econômico chinês ao do Brasil. Recentemente, as agências internacionais de risco revisaram para baixo o crescimento econômico da China – de 5,5% para 5,2%.

O analista acredita que a questão de governabilidade no Brasil ainda passa por ajustes, com mudanças na Esplanada e ritmo de votação de medidas provisórias, importantes para o Executivo.

“Tudo é uma questão de eliminar o restante de ruído e de desconfiança que ainda possa pairar no ar”, disse.

Acesse a íntegra da reportagem: clique aqui.

©2021 Dominium