Dominium analisa ao Correio Braziliense tendências da polarização Lula-Bolsonaro

Indefinições sobre terceira via ampliam “bipolaridade” na disputa eleitoral

Brasília, 22/05/2022

A Dominium, consultoria de relações institucionais e governamentais e estratégias de Public Affairs, analisou ao Correio Braziliense as tendências da polarização na corrida eleitoral ao Planalto entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Com as indefinições sobre a terceira via, intensificadas com a saída do ex-governador de São Paulo João Dória (PSDB) da pré-candidatura à presidência, a percepção do doutor em ciência política, Leandro Gabiati, é de ampliação da “bipolaridade” da disputa.

“Para ambos (Lula e Bolsonaro) é bom que os dois estejam no segundo turno. Qualquer outro candidato com rejeição menor teria melhor chance de romper isso (a polarização), disse em entrevista ao jornalista Vinicius Doria. Para Gabiati, não interessa a nenhum dos dois enfrentar um candidato com menos rejeição.

Com a proximidade do pleito eleitoral, já são oito os nomes de pré-candidatos que foram cogitados para liderar a terceira via. Entre os pré-candidatos que foram cotados para o grupo político estão o apresentador Luciano Huck (sem partido), o banqueiro João Amoêdo (Novo), ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (União Brasil), o presidente do senado Rodrigo Pacheco (PSD), o senador Alessandro Vieira (Cidadania), o ex-ministro Sérgio Moro (União Brasil), o ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB) e mais recentemente João Dória.

As resistências dentro partidos políticos, das alianças e os baixos desempenhos nas pesquisas eleitorais dos pré-candidatos alternativos dificultam o processo de consolidação da terceira via.

Confira a reportagem completa do Correio Braziliense: https://bit.ly/3MHCoMQ