Dominium analisa ao jornal Novabrasil termômetro político em Brasília

Quantidade simultânea de CPIs pode prejudicar o ambiente político para criação de consensos, afetando negativamente o governo

Agência Dominium, Brasília, 29/05/2023

Em entrevista ao jornalista Diego Amorim, o diretor da Dominium Consultoria, Leandro Gabiati, analisou ao Jornal Novabrasil os desdobramentos a partir da instalação de várias comissões parlamentares de inquérito (CPIs).

“Esperávamos ver até abril ou maio, um governo mais articulado externamente, mas a realidade é outra”, disse o doutor em ciência política.

Segundo Gabiati, a falta de articulação do governo e a autonomia política do Congresso contribuem para um cenário de impasse político entres os Poderes Executivo e Legislativo, resultando em jogo de soma zero em que o Planalto é o principal prejudicado.

“Lula está obrigado a tomar uma série de medidas para quebrar esse impasse político em prol da construção de um mínimo de governabilidade”, completou Gabiati.

A instalação de várias CPIs de forma simultânea, segundo o cientistas político, é outra variável que deve ser acrescentada à falta de articulação. A autonomia e o protagonismo que o Congresso tem ganhado nos últimos anos chancelam a instalação de tantas CPIs, ambientes que têm potencial para perturbar o clima político em Brasília, na percepção de Gabiati.

Acesse a íntegra da entrevista: Clique aqui.

©2021 Dominium