Dominium analisa ao SBT News efeitos das CPIs nos debates legislativos

Agenda econômica tem consenso amplo, superando as deficiências de articulação do governo

Agência Dominium | Brasília, 22/05/2023

As comissões parlamentares de inquérito (CPIs), junto à agenda econômica que inclui o novo marco fiscal e a reforma tributária, são os debates que marcarão o ano legislativo de 2023. A análise é do diretor da Dominium Consultoria, Leandro Gabiati, em entrevista ao SBT News. Segundo o doutor em ciência política, as CPIs deverão perturbar de alguma forma o clima político no Congresso. “Nunca tivemos tantas CPIs acontecendo de forma simultânea, e esse clima de disputa e radicalizado ideológica não ajuda no diálogo nem na construção de consensos, prejudicando principalmente ao governo”, disse Gabiati ao jornalista André Anelli.

O primeiro dia de CPI do MST terminou com bate-boca e troca de acusações. Já a comissão dos atos de 8 de janeiro deve ser instalada na quinta-feira. Segundo Gabiati, o governo tentou não se envolver na questão do MST e somente passou a apoiar a CMPI dos atos de 8 de janeiro após imagens vazadas do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Gonçalves Dias. “O governo se articulou para ter maioria na CPI dos atos de 8 de janeiro, mas optou por não se envolver diretamente na CPI do MST, deixando essa função para a bancada do PT e dos partidos de esquerda”, completou.

Quanto às CPIs da Manipulação do Futebol, o cientista político espera muita repercussão nas mídias, uma vez que o assunto é a paixão do brasileiro. Por outro lado, a CPI das Americanas não deve ter a mesma repercussão na imprensa, pois o principal agente de interesse é o mercado e os acionistas da varejista, com menos apelo político.

Gabiati avaliou ainda os rumos da CPI das ONGs da Amazônia, que deve ser instaurada nas próximas semanas no Senado. A CPI investiga o descumprimento dos objetivos com os recursos recebidos de 2003 (primeiro governo Lula) até 2023, bem como a intromissão das entidades filantrópicas em funções institucionais do poder público.

Veja a íntegra da entrevista ao SBT News: Clique aqui

©2021 Dominium