Dominium analisa à Gazeta do Povo movimentações no Congresso e efeitos na base do governo
Ajustes políticos da oposição são mais táticas eleitorais que ideológicas
Agência Dominium | Brasília 12/06/23
As movimentações políticas no Congresso, com parlamentares da oposição ao governo migrando para outras legendas, são mais de natureza tática que ideológica. A avaliação é do diretor da Dominium Consultoria, Leandro Gabiati. Em entrevista à Gazeta do Povo, o doutor em ciência política avaliou os casos de políticos que mudaram de partido, como o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e os senadores Flávio Arns (PSB-PR) e Jorge Kajuru (PSB-GO) e Zequinha Marinho (PODE-PR).
Segundo Leandro Gabiati, Zequinha reagiu à perda de poder no diretório estadual do PL, do qual era presidente regional. “A mudança, portanto, não é de natureza ideológica, mas de tática eleitoral. O senador encontra afinidade com membros de centro-direita no Podemos e não traz ganho automático de votos para o governo”, disse.
Para Gabiati, o voto favorável de Zequinha à MP da Esplanada foi gesto de independência e reais tendências podem surgir em votações da reforma tributária e do arcabouço fiscal, que terão mais apoio da oposição.
Leia a íntegra da reportagem: Clique Aqui