Dominium analisa popularidade do Governo Lula ao SBT News

Falhas de comunicação estão entre os motivos que explicam piora do desempenho do governo nas pesquisas

Agência Dominium | Brasília, 24/04/2023

A queda de popularidade do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, medida pelas recentes pesquisas, reflete erros de comunicação do governo com a população. A avaliação é do diretor da Dominium Consultoria, Leandro Gabiati. Ao SBT News, o doutor em ciência política analisou os números da pesquisa elaborada pela Genial/Quaest, apontando que desde fevereiro a aprovação do governo caiu quatro pontos percentuais, de 40% para 36%. Os que desaprovam a gestão cresceram para 29%. Há dois meses, eram 20%.

“É normal que todo governo sofra algum desgaste no início de sua gestão”, explicou Gabiati à jornalista Roseann Kennedy.

A análise de Gabiati sobre a comunicação do governo considerou o pouco foco dado a pautas como o programa Mais Médicos ou o adicional do Bolsa Família. Na percepção de Gabiati, as agendas positivas do governo perderam espaço para falas e posicionamentos polêmicos do presidente Lula, fato que tem causado desgaste e queda de popularidade. “Pautas positivas em relação a minorias ou vacinação, por exemplo, às quais o governo tem dado destaque, são bastante palatáveis ao eleitorado mais afim ao PT, mas desagradam ao eleitorado conservador”, afirmou.

Na percepção de Gabiati, a ausência de uma agenda econômica positiva tende a continuar influenciando a queda de popularidade do governo nos próximos levantamentos. “A margem da vitória eleitoral de Lula foi estreita. O governo nao tem espaço para novos erros”, completou.

Assista aqui a íntegra da nossa análise ao SBT News: Clique aqui

©2021 Dominium