Dominium analisa rumos da democracia à revista Diálogos

Representação político-partidária foi foco da avaliação

Agência Dominium | Brasília, 19/03/2023

Os rumos da democracia foram um dos temas da Revista Diálogos, publicação do Instituto de Relações Governamentais (Irelgov). Na edição de junho, o diretor da Dominium Consultoria, Leandro Gabiati, avaliou os problemas enfrentados pela jovem democracia brasileira. “É o sistema que melhor tem nos permitido conviver, respeitando premissas consideradas básicas e que estão presentes no sistema valorativo das pessoas”, disse Gabiati.

O doutor em ciência política explicou que o modelo institucional tem recebido criticas nos últimos anos por parte de alguns segmentos que veem vantagem em um governo autoritário. Contudo, o cientista explica que a democracia é a melhor opção dentre os sistemas políticos por preservar valores que até o cidadão menos ilustrado tem presente. “Ele tem consciência de que existe um sistema que oferece direitos e garantias a qualquer cidadão. Todos contam com uma série de benefícios, entre eles a liberdade de ir e vir, de falar, de se associar, e de pleitear perante o poder público”, explicou

A garantia de direitos que um regime democrático traz, gera segurança jurídica aos investimentos privados e fomento da produção econômica, segundo o cientista político. “Em especial, em áreas de maior anseio da sociedade, uma vez que os representantes eleitos são aqueles que defendem direitos da população previstos na Constituição Federal”, completou.

Leia a íntegra do artigo publicado na Revista Diálogos: clique aqui.