Dominium antecipa perfil ministerial para Canal Energia

Perfil mais político para pasta de Minas e Energia não impede avanços técnicos para área

Brasília, 11/01/2023

A Dominium Consultoria, empresa especializada em relações governamentais e public affairs, antecipou ao Canal Energia as tendências sobre os rumos da pasta presidida por Alexandre Silveira. De acordo com o diretor da consultoria, Leandro Gabiati, embora o ministro de Minas e Energia não tenha o perfil desejável de alguém com conhecimento técnico do setor de energia, mostra poder de articulação e de diálogo com todas as legendas. “Essa dificuldade pode ser facilmente superada com a nomeação de um secretário executivo que tenha formação técnica”, disse Gabiati antes da posse do novo ministro.

O atual ministro estava cotado para o cargo desde a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “A alocação de parlamentares que estavam na disputa pelo MME em outros ministérios fez com que essa possibilidade estivesse cada vez mais próxima”, afirmou o doutor em Ciência Política.

O número dois da pasta de Minas e Energia deve ser oficializado ainda nesta semana. Entre os nomes mais cotados está o de Bruno Eustáquio, ex-secretário-adjunto de Minas e Energia e ex-secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura. Nomes mais técnicos também estão sendo contatos para a Secretaria de Planejamento Energético e presidência da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Confira a íntegra da reportagem do Canal Energia sobre o perfil do Ministério de Minas e Energia: http://bit.ly/3W7ALMl

©2021 Dominium