Dominium avalia ao Correio Braziliense papel do Judiciário nos debates nacionais
Protagonismo de Alexandre de Moraes é relevante na preservação de preceitos democráticos
Brasília, 06/02/2023
A Dominium, consultoria de relações governamentais e institucionais e de public affairs, analisou ao Correio Braziliense o papel do Poder Judiciário nos debates nacionais. Para o diretor da Dominium, Leandro Gabiati, o protaganismo do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre Moraes, é relevante para a preservação de certos preceitos democráticos no Brasil e julgamento de temas difíceis, como os institucionais. “Esse assunto gera polêmica. Nenhum de nós queria estar nos sapatos de Alexandre de Moraes. Uma série de fatos que o levaram a ocupar dentro do poder Judiciário esse papel fundamental para preservar determinados preceitos democráticos”, ressaltou.
Em entrevista à jornalista Luana Patriolino, Gabiati lembrou que Alexandre de Moraes assumiu o comando da Justiça Eleitoral durante as eleições mais conturbadas desde a redemocratização do país. “Ele é considerado, entre grupos bolsonaristas, como um inimigo, e teve como maior desafio garantir a lisura do sistema de votação”, destacou a publicação.
Moraes chegou ao Supremo por indicação de Michel Temer, após a morte do ministro Teori Zavascki em acidente aéreo, em 2017. Na Corte, Alexandre de Moraes acumulou relatorias de diferentes processos em curso no país: relatoria do inquérito das fake news — no qual o próprio Bolsonaro é investigado, condenação do deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) por ataques às instituições, julgamento da improbidade administrativa.
Acesse a íntegra da análise da Dominium ao Correio Braziliense: http://bit.ly/3l7LRnD