Dominium avalia resultado eleitoral à Nova Brasil FM

Lula terá desafios para construção de pontes políticas

Brasília, 2 de novembro de 2022

A Dominium, consultoria especializada em relações governamentais e institucionais e Public Affairs, analisou à Nova Brasil FM o resultado eleitoral que elegeu por mais de 60,345 milhões de votos Luiz Inácio Lula da Silva para presidente da República, com uma vantagem de apenas pouco mais de 2,139 milhões de votos em relação ao presidente Jair Bolsonaro.

Em conversa com os jornalistas Diego Amorim e Hariane Bittencourt, o Diretor da Dominium, Leandro Gabiati, explicou que o presidente Jair Bolsonaro, que teve 58,206 milhões de votos, não tem apoio para avançar em alternativas não constitucionais. “O pragmatismo na política é sempre bem-vindo”, disse Gabiati referindo-se também ao primeiro discurso de Lula como presidente eleito, com foco na união de “dois brasis”, considerado por ele acertado e ponderado. “Um dos desafios de Lula é governar com um país dividido e com um Congresso que não lhe é favorável”, explicou o doutor em ciência política. Gabiati falou também sobre a relação que deve prevalecer de pragmatismo político entre o Executivos federal e estaduais e Distrito Federal, inclusive com os candidatos reeleitos que sinalizaram apoio público ao presidente Bolsonaro. “Lula terá grandes desafios, além da questão econômica, de tentar avançar na construção de pontes”, explicou.

A avaliação completa da Dominium ao programa Nova Manhã sobre o resultado eleitoral você confere aqui: https://bit.ly/3DBpBrN

©2021 Dominium