Dominium faz análise sobre equilíbrio das instituições democráticas ao Correio Braziliense
Desde Dilma Rousseff, o Parlamento tem exercido mais protagonismo político que demais Poderes
Brasília, 15/07/2022
A Dominium, consultoria especializada em relações governamentais e public affairs, analisou para o Correio Braziliense os recentes desequilíbrios institucionais entre os Poderes. Em entrevista aos jornalistas Vinicius Doria e Victor Correia, o diretor Leandro Gabiati falou sobre as transformações políticas experimentadas nas relações entre os poderes institucionais desde 2011, quando a ex-presidente Dilma Rousseff optou por alterar dinâmica do presidencialismo de coalizão.
Segundo Gabiati, a política não permite ausência de negociação e diálogo. “O poder tem algumas leis, entre elas, a de que não há vácuo”, explicou.
O doutor em ciência política lembrou ao veículo de comunicação, que o protagonismo político tem sido exercido pelo Parlamento e que existem riscos, nesses casos, para extrapolações. “Mudanças repentinas durante o processo legislativo podem criar incertezas, aumentando a imprevisibilidade do processo decisório, fato que pode ser negativo para a reputação do Poder Legislativo”, disse.
Leia aqui a reportagem completa do Correio Braziliense: https://bit.ly/3PdkTFq