Dominium participa de debate sobre amadurecimento da livre competição no mercado de energia do Brasil

Estudo da Abraceel e Ernest & Young aponta que setor está preparado para modernização e abertura

Brasília, 16/11/2022

A Dominium, consultoria especializada em relações governamentais e institucionais e de public affairs, participou neste mês, no Royal Tulip Alvorada, em Brasília, de debate sobre o amadurecimento da livre competição no mercado brasileiro de energia. “Ficou evidente que o setor está preparado para avançar com a pauta de modernização e da abertura de mercado”, disse a coordenadora de relações governamentais da Dominium, Bianca Gontijo. Segundo a analista, neste período de transição de governo, o estudo apresentado pela Abraceel deixará um legado de grande relevância para a próxima gestão. “Para que seja dada continuidade ao processo de abertura de mercado”, disse.

Estudo conduzido pela Ernest & Young, a pedido da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), concluiu que o setor elétrico no Brasil está maduro mesmo com os incentivos na Micro e Minigeração Distribuída (MMGD) – com previsão de ampliação da capacidade instalada em até 6 GWm nos próximos anos. “As legislações no Brasil já permitem o equilíbrio econômico-financeiro das distribuidoras”, destacou o diretor presidente da Dominium, Marcelo Moraes. Segundo Moraes, existem mecanismos que podem reorganizar os contratos (remanejamento de energias) e melhor equalizar a geração de energia entre as distribuidoras de energia do Brasil.

A íntegra do estudo da Ernest & Young e da Abraceel pode ser acessada aqui:

bit.ly/3TUO5CC