Fórum do setor elétrico prevê menor uso de térmicas em 2022

Recomposição de preços das tarifas dependerá dos índices de inflação

Brasília, 17/02/2022

O Fórum das Associações do Setor Elétrico (FASE), grupo que reúne 27 associações, fez nesta quinta-feira (17) a primeira reunião do ano com o objetivo de traçar cenários do setor de energia em 2022. Entre as previsões das entidades estão a redução gradual do uso de energia térmica, a depender dos volumes de chuvas até abril, maior uso de energias renováveis, como a solar, e revisão dos preços das tarifas de acordo com as recomposições inflacionárias. Segundo os agentes do setor elétrico, os planos para o primeiro semestre são de intensificação das ações do segmento de modo a minimizar os efeitos sociais dos preços das tarifas de energia e contribuir para a sustentabilidade das políticas para o setor elétrico.

“Tivemos a oportunidade de aprofundar o debate sobre as ações públicas adotadas nos últimos anos, desde o início da pandemia, para o enfrentamento da crise hídrica e seus efeitos no setor e na população, como questões ambientais, segurança de barragens, inventários participativos e regulação de áreas de preservação permanente”, disse o presidente do Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Setor Elétrico (Fmase), Marcelo Moraes.

Os participantes do FASE trataram também das prioridades do setor para os próximos anos: abertura do mercado livre, modernização do setor, governança, encargos, subsídios e atração de investimentos.

Na ocasião, o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, foi homenageado pelos serviços prestados ao setor elétrico. Pepitone é servidor de carreira e integra a diretoria da agência desde 2010. O mandato do diretor-geral termina em 14 de agosto. O deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) também participou do debate.

O Fase, presidido por Mário Menel, é um fórum criado em 2013 para promover o diálogo entre as entidades do setor elétrico, governo federal e parlamentares.