Nova cara do governo deve ficar mais nítida após Carnaval

Disputa política deve alongar transição sobre cargos mais técnicos e segundo escalão, estatais e autarquias

Brasília, 08/02/2023

A nova cara do governo federal, comandado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deve ficar mais clara em março, após o Carnaval. Devido as disputas políticas e as acomodações partidárias também no âmbito Legislativo, as nomeações e disputas por cargos no segundo escalão do Executivo, como secretarias ministeriais, estatais e autarquias, devem ficar mais evidentes em março.

“Apesar de serem cargos mais técnicos, temos observando em Brasília que o elevado nível de disputa política entre os partidos aliados tem adiado a definição de nomes na maioria dos ministérios, situação que deve se estender até fevereiro, provavelmente”, disse o diretor da Dominium, Leandro Gabiati. Segundo o doutor em ciência política, tal situação deve prolongar, de alguma forma, o clima de transição de governo, com os ministérios e outras agências de governo retomando a normalidade de suas rotinas só depois do feriado.

A Dominium, consultoria especializada em relações governamentais e Public Affairs, antecipou aos clientes da empresa, ainda em janeiro, esse cenário político. Baixe e leia o documento completo de 41 páginas, produzido por nosso time de relações governamentais e institucionais, sobre os perfis e tendências dos 37 ministérios do atual governo: https://bit.ly/3x61hM9