Novos diretores tomam posse na Aneel

Ricardo Tili e Hélvio Guerra influenciarão próximos debates técnicos e políticos sobre energia

Brasília, 02/06/2022

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está com novos diretores. O advogado Ricardo Tilli tomou posse nesta quinta-feira (2), enquanto o engenheiro Hélvio Guerra foi reconduzido ao cargo na diretoria colegiada da agência reguladora. Tili foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir a posição de diretor da agência na vaga do diretor Sandoval de Araújo Feitosa Neto. O mandato de Neto se encerrou em 24 de maio deste ano e Tili foi aprovado no Senado Federal para mandato de 3 anos no órgão regulador. Para o analista da Dominium, Rodrigo Porto, o novo diretor participará de debates importantes sobre as tarifas de energia.

“A agência será obrigada a lidar com esse debate ao longo desse ano. Será um assunto recorrente no Executivo e Legislativo, sobretudo nos próximos meses”, disse.

O nome do diretor Hélvio Neves Guerra, com perfil mais técnico, foi indicado em abril de 2022 à recondução pelo presidente da República, aprovado pelo Senado Federal e apoiado pelo Ministério de Minas e Energia. “Guerra tem perfil mais técnico, muito focado na geração de energia hídrica e na segurança do sistema elétrico. Certamente será uma voz importante nos debates técnicos sobre a entrada de novas fontes alternativas de energia e investimentos em médias e pequenas hidrelétricas”.

Baixe agora os perfis dos novos diretores da Aneel: https://bit.ly/3NiHPCi

Fale