Partidos de centro-direita e direita saem mais competitivos do pós-janela

Perfil do Parlamento 2023-2026 deve se manter liberal-reformista e com relativa responsabilidade fiscal

Brasília, 18/04/2022

Análise produzida pela Dominium, Consultoria de Relações Institucionais e Governamentais e de Public Affairs, indica que os partidos de centro-direita e direita saem mais competitivos e com recursos materiais consideráveis em todos os estados brasileiros após o período permitido por lei para a troca partidária sem perda de mandato. PL e PP foram as legendas que mais receberam migrações de deputados federais, enquanto PSB e União apresentaram as maiores saídas para outros partidos. Com o encerramento da janela partidária, entre 3 de março e 1° de abril, as bancadas mais robustas da Câmara dos Deputados ficaram por conta do PL, PT, PP, União, PSD e Republicanos, respectivamente. No Senado Federal, em que os efeitos da janela partidária não são determinantes devido aos mandatos majoritários dos senadores e maior liberdade de migração, a predominância das bancadas ficou com o MDB, seguido por PSD, PL, Podemos e União.

“Independentemente de quem venha a ser eleito presidente da República em outubro, o mandatário terá como missão quase obrigatória sentar à mesa com esses partidos e propor algum tipo de acordo para compor uma coalizão política que dê sustento ao novo governo no Congresso Nacional”, disse o Diretor da Dominium, Leandro Gabiati. Segundo o Doutor em Ciências Políticas, o atual xadrez político indica que o Legislativo deverá manter o perfil conservador, liberal-reformista e com relativa responsabilidade fiscal entre 2023 e 2026.

No panorama das janelas partidárias, 64,52% dos deputados federais preferiram não mudar de partido. A maioria dos senadores (54,32%) também optaram por permanecer na legenda.

A análise completa da Dominium sobre as perspectivas políticas partidárias pode ser acessada aqui: https://bit.ly/3rANyu9