Pesquisas eleitorais do Brasil mantém polarização

Quase 150 milhões de pessoas estão aptas a votar em outubro

Brasília, 05/05/2022

As pesquisas eleitorais seguem indicando a polarização política entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Levantamento recente de intenção de voto espontânea publicada pelo Paraná Pesquisas aponta que a diferença entre os dois caiu para 4,8 pontos percentuais na pesquisa estimulada. Lula se mantém na porcentagem dos 40% das intenções de votos, enquanto Bolsonaro se aproxima com 35,2%. 

Para o Diretor da Dominium, Leandro Gabiati, há uma tendência de aproximação dos candidatos a cada nova pesquisa, reforçando o cenário de uma eleição polarizada, com chances cada vez menores para um projeto político alternativo.  

“Nas próximas semanas a polarização deve se intensificar e a aproximação entre os dois candidatos deve ser cada vez maior, prejudicando uma candidatura de terceira via”. 

Segundo ele, o novo cenário, com mais eleitores dispostos a participar ativamente na eleição, poderá eventualmente diminuir o percentual de votos brancos, nulos e abstenções, que vem crescendo a cada disputa.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já contabiliza a adesão de mais de 2 milhões de novos eleitores entre 16 e 18 anos – 47% a mais na mesma faixa etária que em 2018. Até março, 148,3 milhões de pessoas estavam em situação regular para participar de votações. Os novos dados devem ser atualizados em breve. O prazo para regularização eleitoral no Brasil terminou no último dia 4 de maio.

Fale
Conosco

[caldera_form id="CF617f16b84d6c3"]