Poder Executivo foca agenda na tecnologia 5G

Lançamento no meio rural do Piauí é ponto piloto para meta de 44 mil antenas até 2029 no Brasil

Brasília, 30/03/2022

O foco da agenda do Poder Executivo nesta quarta-feira (30) foi a tecnologia 5G no meio rural do Piauí. O lançamento do primeiro ponto rural pelo Presidente Jair Bolsonaro em fazenda localizada em Baixa Grande do Ribeiro, distante cerca de 600 km da capital Teresina, visa a iniciar o acesso de mais velocidade e conectividade à internet via celular no campo brasileiro e às tecnologias de Inteligência Artificial e Internet das Coisas. 

“A agricultura brasileira já é altamente tecnificada, inclusive digitalmente. Os ganhos de produtividade e escala desse setor altamente competitivo aumentaram muito nas últimas décadas graças ao uso intensivo de tecnologia, agricultura de precisão. Comunicação e conexões mais rápidas e robustas que a 3G e 4G ampliam ainda mais essas possibilidades de recordes no campo, com máquinas e objetos mais inteligentes e eficientes na cadeia produtiva do agro, como tratores e máquinas com funcionamento remoto”, disse o Analista Sênior da Dominium, Gustavo Bernard.

Segundo o especialista, o governo federal sinaliza com o ato no Piauí a priorização do campo e direciona o debate político para programas e temas sobre inovação. “Também eleitoralmente é uma estratégia que faz sentido já que foca no Nordeste do Brasil e no campo brasileiro, dois grupos de eleitores estratégicos para o atual governo em 2022”, completou. Segundo cálculos do setor, a produtividade com o 5G pode aumentar entre 20% e 30% na agricultura. 

O leilão do 5G no Brasil, que gerou mais de R$ 47 bilhões, foi realizado em novembro do ano passado, com previsões e obrigações contratuais pelas operadoras de telefonia para permitir a distribuição da tecnologia para mais de 1,7 mil localidades afastadas dos centros urbanos.

Dados do Ministério das Comunicações apontam que 12 capitais brasileiras estão preparadas para receber a tecnologia 5G e demais precisam adaptar infraestrutura e legislações. A nova tecnologia exige maior número de antenas instaladas – 10 vezes superior à estrutura de transmissão de sinal 4G. A expectativa do poder executivo é de alcançar 44 mil antenas instaladas para o funcionamento do 5G até 2029. A Lei Geral das Antenas (Lei nº 13.116/2015) foi regulamentada por decreto em setembro de 2020 e prevê as regras gerais de difusão da nova tecnologia no país.

Fale
Conosco

[caldera_form id="CF617f16b84d6c3"]
©2021 Dominium