Relatório sobre novo marco fiscal deve ser apresentado na segunda semana de maio

Desconfiança do mercado e realinhamento do texto no Congresso intensifica debates sobre a proposta

Agência Dominium | Brasília, 28/04/2023

A desconfiança do mercado financeiro sobre os rumos do novo marco fiscal e a movimentação dos parlamentares para modificar as regras fiscais sugeridas pelo Executivo devem intensificar o debate orçamentário nas próximas semanas. A avaliação é do analista sênior da Dominium Consultoria, Gustavo Bernard. Segundo o especialista, para tentar incluir mecanismos de contingência orçamentária ou outros componentes de controle, os parlamentares deverão alterar o formato da proposta e negociar ajustes.

Nesta semana, o relator da matéria, deputado federal Cláudio (PP-BA), iniciou uma série de encontros com agentes do mercado financeiro em busca de um texto consensual e pretende na próxima semana conversar com líderes partidários. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), também tem agenda marcada com investidores estrangeiros, nos EUA, em 9 de maio, para tratar do arcabouço e investimentos. “A recente prévia sobre a atividade econômica, com previsão de mais crescimento, aumenta as chances de avanços importantes sobre o debate dessa proposta, ainda que nos bastidores”, disse Bernard.

A prévia do Produto Interno Bruto (PIB), o IBC-Br, registrou crescimento de 3,32% em fevereiro em relação ao mês anterior, segundo o Banco Central. No trimestre até fevereiro, na comparação com os três meses anteriores (setembro a novembro), a alta foi de 0,82%.