Reunião ministerial de Lula faz balanço dos 100 dias de governo

Investimentos e relançamentos de programas devem ser anunciados nos próximos dias

Agência Dominium | Brasília, 03/04/2023

A equipe ministerial do governo se reuniu nesta segunda (3) no Palácio do Planalto para fazer balanço dos 100 dias sobre os resultados da Esplanada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e para traçar as próximas estratégias quanto aos anúncios de novas políticas públicas. Entre os planos, discutidos com cobranças e pedidos por mais resultados, estão a estruturação de mais Parcerias Público Privadas (PPPs), novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), sobretudo na infraestrutura, e ações para a agricultura, especialmente para o médio e pequeno produtor. Estão previstos ainda um novo decreto sobre saneamento básico e medidas anticíclicas.

Sobre o novo arcabouço fiscal do governo, o Ministério da Fazenda enviará o texto ao Congresso nesta quarta (5) ou na próxima segunda (10). Na mesma ocasião, o Ministério da Fazenda também pretende anunciar uma série de medidas de diverso teor, seja em matéria de crédito, ou na direção de elevar a receita via aumento da base de arrecadação, sem criar novos impostos. Entre as propostas foi mencionada a diminuição da evasão fiscal (coibir o descaminho e o contrabando), ou avançar na tributação de apostas virtuais, matéria que tem elevada convergência no Legislativo.