São João e eventos internacionais reduzem agendas e debates no Congresso

Baixo quórum no Legislativo diminuem movimentações políticas em Brasília

Agência Dominium | Brasília, 28/06/2023

As festas de São João, tradicionalmente celebradas no Norte e Nordeste do Brasil, e as agendas internacionais do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), reduziram as movimentações políticas e os debates no Legislativo.

“A pauta legislativa ficou muito focada nos debates das comissões parlamentares com muitos deputados e senadores fora de Brasília nesta semana e compromissos mais remotos e locais”, disse o analista sênior da Dominium Consultoria, Gustavo Bernard. Segundo o especialista, os temas tributários e orçamentários devem ser retomados na primeira quinzena de julho, antes do recesso parlamentar. A votação híbrida autorizada para a semana é outro fator para baixa presença de parlamentares no Congresso Nacional.

Debates sobre diferentes temas foram cancelados pelas Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO). Os trabalhos foram adiados também nas Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS), Fiscalização Financeira e Controle (CFFC), Defesa do Consumidor (CDC), Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) e Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial (CDHMIR).

©2021 Dominium