Transição no setor elétrico pode servir de modelo de renovação a diversos segmentos
Perspectivas do setor de energia foram debatidas em evento do FMASE e FASE
Agência Dominium | Brasília, 22/06/2023
A transição energética adotada no setor elétrico brasileiro pode servir de modelo para outros segmentos da economia. A avaliação é do presidente do Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Setor Elétrico (FMASE), Marcelo Moraes, sócio-presidente da Dominium Consultoria, especializada eles relações governamentais e Public Affairs. Em evento realizado na terça-feira (20), debatedores e especialistas em Energia trataram de estratégias globais de descarbonização e da transição energética no Brasil. “É possível ter uma transição energética justa, levando em conta os potenciais e dificuldades de cada fonte e setor”, disse Moraes.
Os debatedores trataram da capacidade brasileira de produção de energia limpa- 80% do total. Na avaliação de Moraes, a agenda da descarbonização é transversal e interessa setores, como agronegócio, indústria e transportes. “O setor elétrico pode ajudar a implementar as medidas necessárias para o Brasil continuar crescendo com uma matriz elétrica cada vez mais limpa e com modicidade tarifária”, explicou.
Participaram do evento autoridades do segmento de energia, como o diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, o secretário de Planejamento e Transição Energética do Ministério de Minas e Energia, Thiago Barral, e empresas do setor de energia. O presidente do Fórum das Associações do Setor Elétrico (Fase), Mário Menel, e parlamentares também participaram da conversa.